Hora da Estrela - Clarice Lispector

Ao pensar em Hora da Estrela, no mínimo cinco coisas me passam à mente. Uma delas eu disse hoje em uma apresentação escolhar sobre e acho que é o significado mais apropriado mas eu pensei um pouco melhor depois e percebi que por mais que o que eu disse seja o mais apropriado no meu ponto de vista, eu poderia complementar o que eu disse ali na frente da sala.


"Hora da estrela, pra mim, é aquele momento na sua vida em que você vê que você não é imprestável, que não é só mais uma peça dispensável e que só está no mundo para preencher espaços vazios que outras pessoas não puderam preencher. É o momento da sua vida que você vê que há algo mais no mundo esperando por você. É o momento em que você simplesmente se sente útil."


Essa foi minha resposta para "O que foi a hora da estrela para você?" e mesmo que para mim seja isso mesmo, eu acho que tem coisas que podem ser completadas. Uma vez um amigo disse que mesmo que certas coisas que tive de passar foram de certo modo boas para me ensinarem a crescer e foram nescessárias, não devo guardar mágoas e devo esquecê-las porque são esses "desvios" que nos fazem crescer. E outro amigo, em algumas ocasiões, me disse que temos de perceber essa nossa importância no mundo sozinhos porque por mais que existam pessoas boas nesse mundo que fariam de tudo para te ver sorrir, as pessoas vão e vem, e muitas vezes existem pessoas muito boas nesse mundo, que vão participar da sua vida e logo depois partirão. Mas elas participarão da sua vida para te ensinar a ver por si só, a caminhar com suas próprias pernas e depois que essa "função" delas for cumprida, então elas irão partir... E é isso que pode ser levado como um conceito melhor da Hora da Estrela, é o momento em que você começa a ver com seus próprios olhos, sem ajuda nenhuma, que você não é só mais uma peça dispensável nesse mundo, que você é importante, à sua maneira, mas é importante. É o momento que você percebe por si só que você é alguém nesse mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Halloween

Oh, fuck it

Velho violinista