Educação (An Education)

Um dos filmes que assisti mais recentemente e que realmente gostei e recomendo, é o drama americano/britânico de Lone Scherfig, Educação. 
Lançado em 2009, o drama conta a história de Jenny, uma londrina de 16 anos em preparação para a faculdade, que vive com os pais lhe incentivando de maneira quase exagerada e com muita pressão para que ela seja, além da figura brilhante e bonita que já é, um exemplar perfeito do que a faculdade de Oxford procura. Estuda latim, violoncelo e francês além de seu colegial normal e sonha que após terminar a faculdade de Letras(Inglês) irá para Paris, "viver mais solta".
Em um dia que tinha tudo para ser apenas mais um dia qualquer em sua vida, uma forte chuva cai após a aula e ela conhece o galante e requintado David.
Com algumas doses de lábia e mentiras, David convence os pais de Jenny a deixá-la partir em situações variadas como viagens a Oxford para tratar dos negócios que ele e o amigo possuem enquanto ela fica de canto, distraída com uma mulher loira que representa uma figura que prega fielmente que não vale a pena saber das coisas, você só precisa de beleza para ser alguém. As notas de Jenny no colégio decaem e ela decide abandonar a escola junto ao pedido de casamento que David lhe faz para dedicar-se apenas a vida boêmia que este vinha lhe apresentando. 
Em uma noite, no que seria quase o final do filme, em que Jenny e os pais saem com David, ela encontra cartas que entregam que o "homem de seus sonhos" é casado e tem filhos. Ela dá de cara com a mulher, em outra ocasião e se decepciona com a realidade...
O filme pode ser dito como lento e faz jus ao gênero dramático, mas em compensação, mostra uma realidade "dura" de garotas na década de 60 que tinham como opção ou casar e serem mães, ou de seguirem fortemente na carreira como educadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Halloween

Oh, fuck it

Velho violinista