Monólogo da Ironia

Todos se sentaram em seus respectivos lugares. A iluminação era baixa e os burburinhos eram muitos e iam se espalhando. Todos queriam saber do que realmente se tratava aquele "espetáculo" que o cartaz tinha em letras medievais o título Monólogo da Ironia em frente à um fundo preto que só possuia uma luz a centro, uma cadeira alta e um microfone. Era a primeira das três apresentações e que já tinha passado por outros cinco países. Agora era momento de temporada nova-iorquina.
Todos prontos, tudo se apagou e de repente começou a tocar uma música de suspense e uma luz sobre um banquinho se acendeu. Ninguém sabia quando aquele banquinho tinha sido colocado lá nem nada, mas sabiam que ele estava lá. E do meio da escuridão alguém cumprimentava toda a platéia até chegar no banquinho. Ninguém compreendia o que estava acontecendo ou quem era aquele cara de aproximadamente 40 anos de camisa branca manga-longa e calça jeans que apareceu ali e sentou-se no banquinho mas que nem dois minutos depois levantou-se com o microfone na mão, falando animado:
"OI! Como vão vocês? Eu vou bem e seria legal ouvir que vocês estão bem também, certo?" a platéia ficou em silêncio e logo ele aumentou o tom de voz, sério "Vocês estão bem, CERTO?!" e recebendo acenos com a cabeça voltou sorrindo "Que bom que vocês esão bem. Fico tão solitário quando não me respondem" e continuava sorrindo "Enfim, meu nome não é importante, não muda nada eu falar meu nome agora, no final ou até mesmo parar tudo só para poder falar meu nome. Vocês vão continuar sem entender exatamente o que eu to falando, então não adianta repetir e falar agora que vocês vão esquecer meu nome na quinta frase que eu falar." a platéia de medo passou para falta de reação. "Então, eu vim hoje pra contar minha vida. Olha como vocês são fofoqueiro hein? Pagaram pra me ver contar minha vida. E olha que casa tá cheia! OI futriqueiros daqui da frente! OI fuxiqueiros de lá, da zona Oeste! OI fofoqueiros do fundão da sul! E AE MANOLOS DA ZL?! Vocês possivelmente estão pensando que sou louco, mas aqui vai uma historinha pra falar que eu não sou louco, que eu sou perfeitamente normal e é uma historinha que possivelmente TODO MUNDO aqui já passou porque todo mundo é gente e se você não passou por isso que eu vou falar, você não é gente. Você é um serzinho alienígena de outro lugar pronto pra dominar a Terra. AAAH SOCORRO!" as pessoas tomaram um susto mas continuaram atentas "MENTIRA! Não sou tão fracote assim. Mas a historia é a seguinte: e aí que um dia eu sentei numa padaria grande que eu sempre sento perto de uma das maiores avenidas da cidade com meu tablet jogando Crush Bandidcot e vendo as pessoas passarem por lá. Só que ai meu amigo você sabe né? Quando ta tudo muito maravilhoso sempre vem alguma coisa pra acabar com sua alegria, SEMPRE ISSO! Nunca se esqueçam. Mais que ser humano maravilhosamente perfeito lindo e incrível! E eu encantado obviamente mexi no cabelo, cocei a nuca e sorri praquela ruiva linda com undercut e levantei pra ir falar com ela. Camiseta do Overkill, franja, olhos muito marcados de preto e uma corzinha de pele até que bem saudável. A mão aparentemente ultra delicada com a unha comprida que eu admito que me fez delirar loucamente pensando no que ela poderia fazer comigo usando aquelas unhas. Sentei de frente pra ela e ela super simpática começou a conversar comigo numa boa até eu perguntar se ela tinha namorado. Ela deu risada e eu sem entender bem o que estava se passando porque eu não tinha jogado nenhuma cantada louca ou muito ridícula nela. Por que diabos então ela estava rindo?!" fez uma curta pausa e todos ali observando ansiosos para saber o que se passaria a seguir "PUTAQUEOPARIU!!! Bomba louca na hora que ela falou que era lésbica e que disse que tava esperando a namorada que estava na porta do estabelecimento naquele exato momento. MEUDEUS! Enfiei o rabo entre as pernas e sai andando sem saber onde enfiar a cabeça! Pelo amor de Deus! E aí eu pensando comigo mesmo e eu vi que TODA garota, ou QUASE TODA garota muito bonita é lésbica! Como é que pode?! Garotas bonita não deveriam ser lésbicas, nada contra lésbicas, simpatizantes e tudo mais, só que DEUS!" as pessoas riam, se divertiam com a situação enquanto o homem continuava a reclamar "O que é que está acontecendo que de repente garotas bonitas começaram a se tornar lésbicas? Qual é a razão absurda para que isso esteja acontecendo? Nós(homens) não estamos dando conta do recado e por isso que vocês acham que mulheres dão mais conta do recado? É fetiche masculino ver duas garotas se beijando mas DEUS! Não podem fazer disso apenas uma fantasia masculina ao invés de uma realidade permanente?! Façam isso uma vez porque quase todo homem hétero sonha com duas garotas na cama esperando por ele mas o que há de errado em fazer isso APENAS UMA VEZ? Se bobear teve mulher que descobriu sua homossexualidade no meio da hora H e ae, como que faz? Ta lá no meio e de repente fala 'Amor não quero mais, pode parar porque eu quero agora é uma mulher' ? NÃO TEM SENTIDO!" a platéia ria descontroladamente, e não parava de rir, o homem tinha cativado o riso do público. "E falando em coisas sem sentido algum, tava lembrando agora do Rock in Rio. Show do System of a Down mais especificamente e PELOAMOR alguém avisou pro Serj Tankian que ele estava em um festival de rock e não no aniversário da filha na casa da sogra pra ir vestido daquele jeito? TODO MUNDO estava vestido como rockeiro, metaleiro, banger e qualquer bagaça do gênero. E ele? VOCALISTA DO SYSTEM OF A DOWN estava de camisa branca e calça jeans. A ultima coisa que aquela roupa era, era roupa pra ir se apresentar em um show de rock, em um festival de rock. Meu lado gay aflorando diz: nada com nada isso!" as pessoas riam e parecia que quanto mais indignado ele se via, mais as pessoas se animavam com o espetáculo, mais entrertidas e concentradas estavam. Falou sobre várias coisas e após uma hora e meia falando em uma imensa intimidade, sendo que já haviam se passado duas horas de espetáculo ao fim de tudo, como se estivesse contando alguma coisa à algum velho amigo. "E ai você olha pro mundo e vê que ele é uma ironia. E que de tão ironia que ele é, você está sentado aí ouvindo isso aqui. Quer dizer, quer mais ironia do que a platéia do Teatro Municipal lotada por pessoas que rolaram de rir me ouvindo falar de lésbicas lindas, da roupa nada-com-nada do vocalista do System of a Down, dos vermezinhos nojentos que você aprende na escola mas que nunca quer nem ver foto, daquele povo que passa 10 anos estudando medicina pra depois chegar um filho da puta e te fazer perder a licença porque ele tem grana pra te acusar de ter matado o parente cretino dele em estado terminal, e de quando você fica doido atrás de alguma coisa em alguma loja mas quando você acha é assustadoramente caro e além de tudo alguém pegou a ultima peça dessa coisa na hora que você colocou os pézinhos na loja? Quer mais ironia que isso?!" a platéia se calou em totalidade "Não tem meus amigos. A maior ironia é essa. Vocês passam o tempo inteiro reclamando de que todo mundo cuida da vida de todo mundo hoje em dia, MAS vocês vem aqui para ouvir sobre a comédia da vida de alguém. E acima de tudo a comédia é a desgraça. Cadê a parte boa nas historinhas que eu falei? Não tem. Vocês riram, se divertiram e se entrerteram porque no fundo no fundo todo mundo é sádico. Todo ser humano em perfeitas condições mentais e físicas tem um lado sádico, gosta de ver os outros se ferrarem, gosta de ver o constrangimento alheio." o homem fez uma curta pausa e respirou enquanto a platéia tinha os olhos vidrados nele "Enfim, obrigado pela atenção e boa noite"

E se retirou enquanto todos o observavam quase paralisados vendo a verdade em suas palavras e o quanto aquilo lhes acertava em cheio...

Comentários

  1. "Todo ser humano em perfeitas condições mentais e físicas tem um lado sádico, gosta de ver os outros se ferrarem, gosta de ver o constrangimento alheio" adorei :)))

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Halloween

Oh, fuck it

Velho violinista