#45 de 100: À meu eu de 13 anos de idade


Olha, eu sei que dói. Que incomoda, fere e machuca. Que te arranca um pedaço a cada vez que você ouve alguma coisa dessas, mas tem uma coisa que você tem que aprender: isso passa.
Na verdade, não é só isso que você tem que aprender. Tem um quinquilhão de infinidades de coisas que você precisa aprender, mas essa é provavelmente a mais importante por englobar boa parte das coisas que você vai aprender até o seu presente, vulgo eu, aos quase 20 anos.
Cada coisa que te falarem te criticando, reclamando de ti, dizendo que você não é suficientemente isso ou aquilo, você vai ignorar. Não vai ser agora -- porque ainda é uma criança -- mas aos pouquinhos você vai aprender que não vale a pena ouvir NADA disso, e que ainda ouvirá coisas piores mais pra frente -- do tipo "essas daí nem parecem gente" -- e em algum momento desse ano que está te doendo tanto, você vai ver pessoas falando que seu cabelo -- que você não lavou no dia anterior por alguma impossibilidade -- estará maravilhoso só pelo fato de estar liso. As mesmas pessoas que te falarem que seu cabelo estará lindo nesse dia, são aquelas que vão falar que seu cabelo estará horrível nos dias que você mais cuidar dele. Então acredite, não vale a pena se incomodar.
Não vale nem um pouco a pena ficar se incomodando ou agoniando pelos poucos amigos que você tem porque perdeu todos. Seus amigos mesmo, ainda vão demorar um tempinho pra aparecer, mas vão valer toda a espera e todo tempo que você perdeu. Mas ainda nesse ano que tanto te dói, vai aparecer uma pessoa que vai fazer uns milagres muito grandes com sua auto-estima -- por mais que sua auto estima dependa quase que exclusivamente de você -- essa pessoa vai ser tipo sua fada madrinha, e ela ainda passará muito tempo contigo, por mais que as vezes não pareça. Toda vez que vocês se virem no futuro será como se nada tivesse mudado. E esse povão de amizades que você acha que perdeu? Você não perdeu. Você lucrou de eles não falarem mais com você. São aqueles que andam com alguém por pena. Que vai ser provavelmente uma das coisas mais desprezíveis e patéticas que você vai ver durante um bom tempo. Eles não valem a pena, sério.
Ser bonita? É ÓTIMO! Mas existem coisas mais importantes. Dê mais valor aos seus estudos e aos seus livros. São duas coisas que você vai carregar pro resto da vida e -- especialmente os livros -- serão seus melhores companheiros para todas as horas: de dor, de felicidade... de tudo. Eles serão seu porto seguro depois das músicas e dos seus sonhos. Mas tente exercitar o bom humor. Eu sei que é difícil porque você é um ser meio difícil de lidar as vezes mesmo, mas o bom humor e um sorriso de vez em quando fazem bem. Trazem pessoas melhores. E não bastando isso, se conseguir juntar bom humor com inteligencia, beleza vem mais tarde e você tem um pacote completo de coisas boas para sua vida.
E sabe esses caras que todo mundo pergunta como você se interessa? E que todo mundo reclama por você dizer que não tem caras bonitos no colégio? Relaxa. Não tem mesmo. Depois do colégio você vai conhecer caras infinitamente mais bonitos em lugares bem inusitados, do tipo o metrô ou o cursinho. Fora das festas até. Mas como você ainda não conhece, te dou um desconto. Nem se preocupe. Tem caras mais bonitos no mundo. Que gostam mais de você e te tratam melhor, mesmo sem falar um "A" sequer, no olhar e no sorriso eles te fazem sentir melhor. Alguns desses caras você não vai nem se interessar, mas serão boas companhias para se levar e para se aprender algumas coisas. E se algum cara que você se interessar te fizer sofrer por não querer ficar contigo, especialmente ae aos 13 anos, você nem devia se sentir tão mal, porque existem caras que te farão sentir pior e dores muito maiores do que corações partidos -- do tipo a borracha única do aparelho -- que realmente vão te fazer sofrer mais do que qualquer cara por ai. Então nem se incomode.
(.......)
Nunca que será possível voltar aos 13 anos para ensinar tudo isso, mas me contento já em poder fazer uma carta a respeito por saber que tudo isso virá mais tarde e que finalmente aprendi algo a respeito...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Halloween

Oh, fuck it

Velho violinista